Tabela de conteúdos

Accipiter

Accipiter é um gênero de gaviões da família Accipitridae.

As espécies desse gênero têm plumagens muito variadas. Uma característica comum é a sua constituição delgada e cauda muito longa, que pode atingir metade do comprimento total do corpo. As patas são relativamente altas. Como todos os accipitrídeos, têm um bico curvo, próprio para uma alimentação à base de pequenas aves e répteis. Habitam geralmente zonas florestadas e têm distribuição mundial. No Brasil ocorrem quatro espécies.

Pertencem ao grupo dos açores, aves estritamente florestais com anatomia e aerodinâmica adaptada para a vida em florestas, sendo rápidos quando voam seja no interior ou fora das florestas. As quatro espécies apresentam o dimorfismo sexual comum entre os accipitrídeos, as fêmeas maiores, mais pesadas e robustas que o macho.

Accipiter poliogaster - tauató-pintado


  Registros de tauató-pintado no WikiAves

O tauató-pintado mede cerca de 49 cm de comprimento. É a maior espécie do gênero Accipiter no Brasil. Os adultos apresentam os lados da cabeça e partes superiores preto-acinzentadas, garganta branca, barriga acinzentada e a cauda com três largas faixas cinzas, com a ponta branca. A plumagem juvenil imita o adulto de Spizaetus ornatus, possivelmente como defesa contra macacos grandes que poderiam predar o jovem no ninho, tendo em vista a imagem de forte predador que este último representa para os primatas. Indivíduos nesta plumagem juvenil já foram descritos erroneamente como espécie separada (Accipiter pectoralis).

Habita regiões extensamente florestadas, bordas de florestas de galeria ou mesmo manchas de florestas. Aparentemente é raro e pouco conhecido em toda a sua área de ocorrência, acreditando-se que possa ser uma espécie migratória.

Presente na Amazônia brasileira a leste dos rios Negro e Madeira e, localmente, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Encontrado também na Venezuela, Guiana, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.

Accipiter superciliosus - gavião-miudinho

O tauato-passarinho mede cerca de 26 cm. de comprimento. Cauda relativamente curta, partes superiores cinza-ardósia, partes inferiores brancas com faixas estreitas pardacentas.

Vive em matas baixas e emaranhadas, também em florestas altas, na copa das árvores.

Ocorre da América Central à Argentina. Vive em todo o Brasil, tendo sua ocorrência descoberta em 2010 para o Rio Grande do Sul.

Accipiter striatus - gavião-miúdo


  Registros de tauató-miúdo no WikiAves

As fêmeas medem 30 cm de comprimento com um peso de 145 a 215 gramas. Os machos medem os 27 cm e pesa cerca de 85 a 125 gramas.

Possui flancos e calções ferrugíneos uniformes. Como é comum nas aves de rapina, as fêmeas desta espécie são maiores do que os machos (estes tem o porte um pouco maior que um sabiá), possui a cauda e dedos muito longos.

Vivem em florestas e matas. Apesar de viver oculto nas matas e bosques, ele voa abertamente de uma mata a outra.

Ocorre da América do Norte até Argentina, no Brasil central e meridio-oriental, até o Rio Grande do Sul.

Accipiter bicolor - gavião-bombachinha-grande


  Registros de gavião-bombachinha-grande no WikiAves

O gavião-bombachinha-grande é uma espécie exclusivamente florestal, mede de 30 a 42 cm. O adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções alaranjados e cauda com três barras cinzas. Seu peso é de 205 a 250 gramas.

Trata-se de um falconiforme florestal de difícil detecção. Devido ao seu comportamento críptico, ele provavelmente tem sido subestimado em levantamentos ornitológicos, podendo ser mais comum do que aparenta.

Distribui-se por quase todo o Brasil.

Referências

Galeria de Fotos